Foto: Andre luis/secom-vg

 

O evento reuniu lideranças políticas com um objetivo claro: melhorar a gestão pública com foco em resultados concretos para a população

 

Em um momento em que o Brasil cobra mais eficiência do poder público, a prefeita Flávia Moretti (PL) marcou presença no 2º Encontro Mato-grossense de Municípios, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ministério Público e Sebrae. O evento reuniu lideranças políticas com um objetivo claro: melhorar a gestão pública com foco em resultados concretos para a população — “algo que há muito tempo falta em diversas administrações pelo país”, pontuou o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo.

Com um discurso direto e alinhado a uma visão mais pragmática e eficiente da gestão pública, Moretti destacou a importância da cooperação entre os entes públicos e da troca de experiências entre gestores.

“A troca de experiência entre prefeitos e gestores públicos é de extrema importância para que possamos conduzir a gestão pública da forma correta”, afirmou.

A prefeita também ressaltou a integração entre instituições como um dos pontos fortes do encontro. “É fundamental essa consolidação entre os entes, com a AMM, o Tribunal de Contas, o governo e a Assembleia, todos juntos fazendo com que esse evento aconteça e fortalecendo o serviço público”, pontuou.

Moretti reforçou ainda que o momento é de mudança nos municípios. “Vivemos um momento de virada, de mudança de gestão em todos os setores. Todas as pautas discutidas aqui, como infraestrutura, transparência e educação, são de extrema importância para aprimorar a gestão e melhorar a vida da população”, disse.

DESAFIOS - Ao TCE-MT, a prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso, gravou depoimento sobre os desafios enfrentados na gestão. Sem fugir dos problemas, Flávia Moretti apontou o maior desafio de Várzea Grande: o sistema de abastecimento de água. Segundo ela, o Município enfrenta uma rede deteriorada, com vazamentos generalizados que comprometem o fornecimento à população.

A prefeita foi categórica ao descrever a situação como uma “peneira”, escancarando anos de descaso e má gestão. Em vez de buscar justificativas, apresentou ações práticas para conter os vazamentos e reestruturar o sistema — postura que reforça o compromisso com soluções, não narrativas.

PRIVATIZAÇÃO - Em um dos pontos mais contundentes, Moretti defendeu abertamente a concessão privada do saneamento básico como saída para o município. Informou que o processo de modelagem já está em andamento e que a expectativa é iniciar ainda este ano o leilão para concessão do serviço. “A decisão segue uma tendência nacional de desestatização como forma de destravar setores essenciais e garantir melhores serviços à população”, afirmou.

UNIÃO INSTITUCIONAL COM FOCO NO CIDADÃO - Outro destaque foi a valorização da parceria com órgãos de controle, como o Tribunal de Contas. “Diferente da visão de confronto comum em gestões mais ideológicas, Moretti destacou o papel do TCE como aliado na orientação preventiva e no aprimoramento da gestão — uma abordagem mais madura e responsável”, ponderou o presidente do TCE-MT, Sergio Ricardo.

“A participação de Flávia Moretti no encontro reforça um modelo de administração pública que ganha força no país: menos discurso, mais ação, mais eficiência e resultado. Vivemos um cenário onde a população está cada vez mais atenta, iniciativas como a defesa da concessão privada, o enfrentamento direto de problemas estruturais e a busca por gestão técnica indicam um caminho alinhado com o que o cidadão espera que são serviços funcionando, contas equilibradas e respeito ao dinheiro público, disse o presidente da AMM-MT, Léo Bortolin, também prefeito de Primavera do Leste.